quarta-feira, 30 de agosto de 2017

Cabedelo inicia comemorações do 7 de setembro nesta sexta-feira


A Prefeitura Municipal de Cabedelo (PMC) dá início, nesta sexta-feira (1), às comemorações alusivas ao 7 de setembro. No sábado (2), acontece o desfile no bairro do Renascer, e no dia 7, Dia da Independência do Brasil, o tradicional desfile cívico no Centro que, esse ano, deve reunir 20 bandas marciais e 60 instituições em torno do tema do Ano Cultural: Padre Alfredo Barbosa.
Diariamente, haverá o hasteamento e o arriamento da Bandeira, sempre às 8h e às 17h, na Praça do Marinheiro, no Centro. Quem dará início às solenidades será o prefeito Leto Viana, na sexta-feira (1º). Até o dia 7, se revezam no ato em honra ao pavilhão nacional, equipes da Secretaria de Educação e demais pastas, alunos de escolas municipais e representações de entidades da sociedade civil.
No Renascer, o 1º desfile cívico em homenagem à Independência do Brasil será realizado às 9h, e contará com a participação de 17 instituições, dentre escolas municipais, estaduais e particulares, entidade civil e bandas marciais.
No Centro, no dia 7, a partir das 15h, militares, organizações civis, escolas particulares, creches e escolas municipais, escolas estaduais, representações das Secretarias municipais da Educação, Transporte, Guarda Civil Municipal (GCM), Defesa Civil e de Politicas Públicas para as Mulheres (SEPM) apresentam o tradicional e aguardado desfile cívico ao longo de cerca de 1,7 KM da BR-230.
“O desfile de 7 de setembro é uma tradição em nosso município e pode ser considerada uma das datas mais comemoradas pela população, que vai às ruas para prestigiar esse momento de celebração histórica. A Educação fica responsável pela organização do desfile, mas outras Secretarias também estão diretamente envolvidas no evento. É um trabalho que a partir do mês de julho já começa a mobilizar e cobrar empenho de nossa equipe. Desde lá, a comissão organizadora arregaça as mangas para elaborar todo o cronograma e definir o esquema do desfile. É um trabalho bastante cansativo, porém gratificante e nossa expectativa é que, mais uma vez, o desfile da Independência em Cabedelo seja um sucesso”, declarou o secretario da Educação, Alsony Meireles.
O 7 de setembro é um evento que mobiliza diversas Secretarias, a exemplo da Comunicação (Secom), Mobilidade Urbana (Semob), GCM, Turismo (Setur), Cultura (Secult) e o Gabinete do Prefeito.
“Ele é resultado de um esforço conjunto para garantir o total sucesso do evento, desde a segurança e o ordenamento do trânsito nas áreas de desfile, passando pela mobilização nas escolas, até a coordenação das cerimônias oficiais, para que tenhamos um desfile ordeiro, tranquilo, sem nenhuma situação que venha a constranger o público que o prestigia. Quem assistir pode realmente ver que é um evento organizado e que traz alegria para o povo de Cabedelo”, acrescentou.
Percurso – No sábado (1º), o desfile do Renascer II congrega as escolas localizadas entre aquele bairro e o Jacaré, e tem como percurso as ruas Ascendino Anselmo Rodrigues, Santo Antônio e São José. Agentes da Semob estarão no local a partir das 6h para o início dos trabalhos de interdição.
Já o tradicional desfile do Centro reúne as escolas do Poço ao Centro e acontece na extensão da via principal da BR-230, que vai do Centro Integrado Imaculada Conceição até a Praça Getúlio Vargas, próximo ao Porto. A partir das 13h, a Semob estará interditando o local e orientando os moradores sobre vias alternativas. Todo o efetivo dos agentes de trânsito trabalhará no dia para evitar transtornos e garantir a organização do tráfego até às 19h, horário previsto para encerramento do evento.
Temática e participações – Esse ano, muitas escolas de Cabedelo mostrarão na avenida aspectos relacionadas à biografia do homenageado pelo Ano Cultural, o padre Alfredo Barbosa, temática que é trabalhada pelos alunos em sala de aula.

Mas a preparação para o desfile de 7 de setembro não se restringe à comunidade escolar ou às instituições militares, tradicionais participantes dos desfiles cívicos. Além da Guarda Municipal, da Defesa Civil e da Secretaria dos Transportes, a SEPM levará para o desfile do Centro, pelotões com as participantes dos vários programas e projetos desenvolvidos por ela: Rosa Choque, Ondinas, Outubro Rosa, Aula de Ritmos e Agosto de Maria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário