quarta-feira, 26 de julho de 2017

UEPB celebra convênio com TV Paraíba para distribuição de 15 mil mudas em campanha de arborização


  A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), por meio do programa “Adote uma Árvore”, deu mais um passo no processo de melhoria da qualidade de vida e do meio ambiente de Campina Grande, com a adesão ao projeto de arborização da Rede Paraíba de Televisão, como forma de comemorar os 30 anos da TVs Paraíba e Cabo Branco e que visa distribuir e plantar 30 mil mudas na cidade até o final do ano. A ideia é ajudar a empresa de Comunicação a formar um grande cinturão verde em Campina Grande, e com isso, reduzir o deficit arbóreo da cidade que, segundo os especialistas, gira em torno dos 800 mil árvores.

O convênio que tornará concreta a presença da UEPB na campanha de arborização foi assinado na manhã desta quarta-feira (26) pelo reitor Rangel Junior e pelo diretor-presidente da Rede Paraíba de Televisão, o empresário Eduardo Carlos. Acompanharam o ato o chefe de Redação da TV Paraíba, jornalista Carlos Siqueira; pelo gerente do programa Adote Uma Árvore, Arnaldo Bezerra; pelo chefe dos viveiros da UEPB, Anfus Pombo; além da pró-reitora de Gestão de Pessoas, professora Célia Regina Diniz.

Conforme estabelece o convênio, a UEPB vai doar para a campanha 15 mil mudas de diversas espécies arbóreas e ornamentais, que serão distribuídas na semana que antecede o Dia do Soldado e na Semana da Independência, em oito pontos da cidade e nos distritos. O trabalho ecológico contará ainda com o apoio do Exército. Nesse sentido, uma parceria já foi celebrada entre a TV Paraíba e o 31º Batalhão de Infantaria Motorizada.

As mudas são produzidas no viveiro da UEPB, instalado em Lagoa Seca. Entre os pontos escolhidos para a distribuição das mudas estão a Feira Central, Praça da Bandeira, Terminal de Integração, Açude Velho e áreas dos distritos da cidade onde existem grande circulação de pessoas. Serão distribuídas mudas das espécies como ipê, craibeira, madeira nova, mororó, castanha do maranhão, palmeiras, flamboyant, jasmins entre outras. A distribuição será feita pelo Exército.

O reitor Rangel Junior destacou a importância do convênio e ressaltou a importância do projeto Adote uma Árvore, que há 10 anos tem funcionado ininterruptamente contribuindo para melhorar o meio ambiente de Campina Grande e cidades circunvizinhas. Ele lembrou que além de produzir e distribuir as mudas, a UEPB ainda faz um trabalho de conscientização sobre a importância de preservar o meio ambiente. “É fundamental quando as instituições se juntam para prestar um serviço a sociedade. Primeiro, porque é o sentido maior da existência das instituições. Essa parceria que começa com esse projeto de arborização, já se ramifica para outras áreas importantes e, sem dúvida nenhuma, vamos colher bons frutos”, disse.

Chefe de Redação da TV Paraíba, o jornalista Carlos Siqueira destacou a importância da parceria para cumprir a meta de plantar 30 mil árvores em Campina Grande. “A parceria com a UEPB ganha um contorno todo especial, porque ganha um reforço de planta, um reforço de mudas, que vai permitir que a gente alcance esse número. Essa parceria será ampliada com os viveiros que a Universidade tem e que fornecerá essas mudas para serem distribuídas pelo Exército à comunidade”, destacou.
Gerente do programa Adote Uma Árvore, Arnaldo Bezerra também ressaltou a importância da parceria e reforçou que a população é quem vai ganhar com a distribuição e o plantio das mudas. “A qualidade de vida depende exclusivamente da arborização urbana. Então, estabelecer parcerias que promovem melhoria para o meio ambiente é fundamental. A UEPB e a TV Paraíba estão de parabéns por esta iniciativa”, frisou.


O programa “Adote uma Árvore” da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) existe há 10 anos. Idealizado pelo professor e biólogo Ivan Coelho Dantas, o programa já cultivou e distribuiu nesse período mais de 300 mil mudas, contribuindo assim para diminuir o déficit de árvores da cidade de Campina Grande e região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário